Autismo e a Educação Infantil

janeiro 15, 2022
escola para crianças especiais

Autismo e a Educação Infantil

A escola Affectio Mater também é uma escola para crianças especiais, post preparado com muito carinho pela Diretora Monike Ranieri Heras formada em pedagogia e com mais de 20 anos de experiência com Educação Infantil explica os cuidados e atenção com esses pequenos. Leia até o final e entenda.

O que é o TEA?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, as habilidades sociais e o comportamento. Como se trata de um espectro, cada criança apresenta diferentes sintomas e necessidades únicas.

Como diagnosticar o TEA?

O TEA pode ser diagnosticado por volta dos 3 anos, ou até mesmo antes disso. A identificação precoce é importante para que as crianças possam receber tratamentos e intervenções enquanto ainda são pequenas.

O autismo tem como característica de se manifestar antes dos três anos de idade, em que começa a aparecer um dos primeiros sinais que é a sua habilidade social. O autista é praticamente incapaz de desenvolver uma relação com outras pessoas, ou seja, ele não consegue interagir com o meio social e com isso comprometendo a comunicação

Características de uma pessoa com TEA.

Outra característica são as condutas auto agressivas ou heteroagressivas, hiperatividade e impulsividade, e foi definido pela Organização Mundial de Saúde como um distúrbio do desenvolvimento, sem cura e severamente incapacitante. E pode ocorrer cinco casos para cada 10.000 nascimentos.

No que se refere aos aspectos psicossociais, nota-se que os autistas têm como característica o isolamento, com isso dificultando sua relação com as pessoas do meio em que vivem, ocasionando as deficiências de relacionamento interpessoais e de interação com o meio.

Porém apesar de todas as características que afasta essa criança da escola é importante salientar que essas crianças têm direito a educação e ao dar a elas a oportunidade de alcançar e manter um nível aceitável de conhecimentos.

Entretanto o ensino de crianças pequenas deve estar adequado à realidade na qual o aluno convive e relacionada aos conhecimentos que ele traz da vida familiar e social, pois uma criança aprende por meio de relações que estabelece com seu meio.

A vida escolar é de grande importância na vida das pessoas e todos tem direito de participar do mundo escolar, pois é na escola que se conhece os primeiros amigos, tem a primeira professora, ou seja é na escola que as crianças aprendem a se socializar, trabalhar em grupo, e conseguir aprender diferenças de cada um.

Atualmente é importante que todas as escolas estejam baseadas na educação inclusiva buscando assim atender as necessidades individuais das crianças por meio de um planejamento que permitam  aprendizagem a todos na perspectiva de uma educação democrática.

Tendo como pressuposto que toda criança tem direito a educação de qualidade de forma inclusiva, a escola e a educação inclusiva estão presentes no dia a dia de educandos, porém para incluir as crianças com necessidades especiais precisa estar preparada para adequá-los a forma de ensino das escolas.

É importante reconhecer o processo de aprendizado para que depois se possa inserir a criança autista na escola e principalmente a sua formação na etapa da educação infantil. Assim o processo de aprendizado se inicia muito antes da criança entrar na escola, pois antes disso já possuía o contato com o meio social que lhe permite.

Vale ressaltar que o ambiente escolar composto por alunos com histórias e formas de aprendizados diferentes, não há uma sala de aula homogênea, pois cada criança traz uma bagagem de experiência e tem o seu tempo, facilidade, dificuldade, o aprendizado é individual, acontece que para uma criança autista o seu aprendizado vem a ser de forma mais peculiar de que de outra criança.

E além da escola e de toda a comunidade escolar, os familiares  devem ajudar essas crianças a se desenvolveram de forma integral.

Criança no celular: entenda quais são os limites

Converse conosco e venha conhecer nosso espaço e nossa escola, você e sua família são nossos convidados.

Escola de Educação Infantil Affectio Mater: Rua Camberra, 456, Vila Formosa – SP (ver no mapa)

Email: contato@escolaaffectiomater.com.br

Horário de atendimento:

Segunda a Sexta das 06:30h às 19h00. Fim de semana fechado.

conteúdos relacionados

Educação Infantil e Natureza

Educação Infantil e Natureza. A infância é uma fase muito importante na vida de todo ser humano, pois é nesse período em que as pessoas desenvolvem seus sentidos, sentimentos e pensamentos. Atualmente, principalmente devido a pandemia a maioria das crianças está formando essas características...

Falar no WhatsApp