Primeiro dia na escola, o que fazer?

janeiro 15, 2022
affectio mater

PRIMEIRO DIA NA ESCOLA!

  Chegou o primeiro dia deles na escola pela primeira vez ou na troca para a escola nova, mas não se preocupe, sabíamos que esse dia chegaria, assim como também sabíamos que não seria fácil para os pequenos e para você, mas, vamos te dar alguns toques para facilitar essa transição, leia esse maravilhoso post preparado com muito carinho pela Diretora Monike Ranieri Heras formada em pedagogia e com mais de 20 anos de experiência com Educação Infantil. Leia até o final e entenda.

   Adaptação da criança da Educação Infantil

   Pode ser a primeira vez na vida em uma escola. Ou em uma nova instituição e até mesmo na transição de uma série para outra.

   O fato é que toda estréia gera um mix de emoções, entre boas e não tão legais assim. Isso vale para todos independentes da idade, todas as crianças passam em algum momento pela fase de adaptação.

   Na Educação Infantil onde as crianças tem o primeiro contato com o ambiente escolar é ainda mais importante a integração com as professoras, cuidadoras e colegas, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor,pois até o momento o seu lar/ família era o seu único convívio social e ao entrar na escola ele terá um mundo de possibilidades onde irá conviver e interagir com outras pessoas e crianças em um ambiente novo e rico em conhecimento.

   Chegou o grande dia, hora da estréia…

   No primeiro dia da criança na instituição, a atenção do professor deve estar voltada para ela de maneira especial. Este dia deve ser muito bem planejado para que a criança possa ser bem acolhida. É recomendável receber poucas crianças por vez para que se possa atendê-las de forma individualizada. Com os bebês muito pequenos, o principal cuidado será preparar o seu lugar no ambiente, o seu berço, identificá-lo com o nome, providenciar os alimentos que irá receber, e principalmente tranquilizar os pais. A permanência na instituição de alguns objetos de transição, como a chupeta, a fralda que ele usa para cheirar, um mordedor, ou mesmo o bico da mamadeira a que ele está acostumado, ajudará neste processo. (RCNEIS, Vol.2, 1998, p.79)

Outra maneira que usamos e dá super certo é o contato dos pequenos com a natureza, além de ser novas descobertas, essa é uma excelente forma de aprendizagem, saiba mais…

escola affectio mater

   A adaptação pode ser um momento difícil e doloroso?

   Sabemos que o choro é a primeira forma de manifestação do bebê/criança para demonstrar o seu descontentamento com algo, e na adaptação isso não será diferente, é esperado que isso aconteça, e no papel de professoras/escola necessitamos ter a sensibilidade para entender esse choro e assim procurar estratégias para amenizar esse desconforto.

   Mas qual a melhor maneira de fazer cessar o Choro?

   O choro da criança, durante o processo de inserção, parece ser o fator que mais provoca ansiedade tanto nos pais quanto nos professores. Mas parece haver, também, uma crença de que o choro é inevitável e que a criança acabará se acostumando, vencida pelo esgotamento físico ou emocional, parando de chorar. Alguns acreditam que, se derem muita atenção e as pegarem no colo, as crianças se tornarão manhosas, deixando-as chorar. Essa experiência deve ser evitada. Deve ser dada uma atenção especial às crianças, nesses momentos de choro, pegando no colo ou sugerindo-lhes atividades interessantes. (RCNEIS, vol.1, 1998, p.81)

   Para isso, um dos meios é criar vínculo com essa criança bem como tentar trazer algo para a escola que seja pessoal e o faça lembrar da sua família, para que dessa  forma o mesmo possa sentir-se bem no ambiente escolar para fazer novas descobertas.

   Quando trabalhamos com crianças, nosso olhar e nossa prática pedagógica deve ser voltada ao cuidar/educar com muito carinho como se aquele “filho” fosse nosso filho(a), pensando no desenvolvimento, emoções e sensações que serão capazes de absorver e devolver ao seu entorno.

   Porém, não precisa e nem deve fazer isso sozinha. É fundamental que conte com o auxílio dos pais dos alunos.

   De acordo com a pedagoga, é importante orientá-los a fazerem um preparo com os filhos antes do início das aulas.

   O objetivo da adaptação é proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para que assim, os bebês possam se adaptar ao novo meio, permitindo-se fazer novas aprendizagens e descobertas que contribuam para o seu pleno desenvolvimento físico, emocional e social.

   Orientações para a família:

   Passe confiança à criança, deixando-a segura de que você vai voltar para buscá-la na escola. Assegura-a de que a ama e do quanto ela é importante para a família.

   Participe do processo de adaptação do seu filho, sem pressa de que ele acabe logo. Respeite as orientações da escola e busque compreender a estratégia dos professores para que ajam em conjunto.

   Explique mudanças de rotina à criança honestamente,  mesmo ela sendo pequena – mas, é claro, com uma linguagem adequada para cada faixa etária. As crianças percebem quando os pais mentem e isso costuma afetar a confiança e respeito que têm por eles.

   A adaptação escolar é um processo que exige respeito, paciência, acolhimento, carinho e muita atenção, e isso traz resultados emocionais positivos para o desenvolvimento escolar saudável.

 

Converse conosco e venha conhecer nosso espaço e nossa escola, você e sua família são nossos convidados.

Escola de Educação Infantil Affectio Mater: Rua Camberra, 456, Vila Formosa – SP (ver no mapa)

Email: contato@escolaaffectiomater.com.br

Horário de atendimento:

Segunda a Sexta das 06:30h às 19h00. Fim de semana fechado.

 

 

conteúdos relacionados

Autismo e a Educação Infantil

Autismo e a Educação Infantil

   Autismo e a Educação Infantil A escola Affectio Mater também é uma escola para crianças especiais, post preparado com muito carinho pela Diretora Monike Ranieri Heras formada em pedagogia e com mais de 20 anos de experiência com Educação Infantil explica os cuidados e atenção com esses...

Educação Infantil e Natureza

Educação Infantil e Natureza

Educação Infantil e Natureza. A infância é uma fase muito importante na vida de todo ser humano, pois é nesse período em que as pessoas desenvolvem seus sentidos, sentimentos e pensamentos. Atualmente, principalmente devido a pandemia a maioria das crianças está formando essas características...

Falar no WhatsApp
1
Estamos online
Olá 👋
Podemos te ajudar?