PRIMEIRO DIA NA ESCOLA!
Chegou o primeiro dia deles na escola pela primeira vez ou na troca para a escola nova, mas não se preocupe, sabíamos que esse dia chegaria, assim como também sabíamos que não seria fácil para os pequenos e para você, mas, vamos te dar alguns toques para facilitar essa transição, leia esse maravilhoso post preparado com muito carinho pela Diretora Monike Ranieri Heras formada em pedagogia e com mais de 20 anos de experiência com Educação Infantil. Leia até o final e entenda.
Adaptação da criança da Educação Infantil
Pode ser a primeira vez na vida em uma escola. Ou em uma nova instituição e até mesmo na transição de uma série para outra.
O fato é que toda estréia gera um mix de emoções, entre boas e não tão legais assim. Isso vale para todos independentes da idade, todas as crianças passam em algum momento pela fase de adaptação.
Na Educação Infantil onde as crianças tem o primeiro contato com o ambiente escolar é ainda mais importante a integração com as professoras, cuidadoras e colegas, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor,pois até o momento o seu lar/ família era o seu único convívio social e ao entrar na escola ele terá um mundo de possibilidades onde irá conviver e interagir com outras pessoas e crianças em um ambiente novo e rico em conhecimento.
Chegou o grande dia, hora da estréia…
No primeiro dia da criança na instituição, a atenção do professor deve estar voltada para ela de maneira especial. Este dia deve ser muito bem planejado para que a criança possa ser bem acolhida. É recomendável receber poucas crianças por vez para que se possa atendê-las de forma individualizada. Com os bebês muito pequenos, o principal cuidado será preparar o seu lugar no ambiente, o seu berço, identificá-lo com o nome, providenciar os alimentos que irá receber, e principalmente tranquilizar os pais. A permanência na instituição de alguns objetos de transição, como a chupeta, a fralda que ele usa para cheirar, um mordedor, ou mesmo o bico da mamadeira a que ele está acostumado, ajudará neste processo. (RCNEIS, Vol.2, 1998, p.79)
Outra maneira que usamos e dá super certo é o contato dos pequenos com a natureza, além de ser novas descobertas, essa é uma excelente forma de aprendizagem, saiba mais…
A adaptação pode ser um momento difícil e doloroso?
Sabemos que o choro é a primeira forma de manifestação do bebê/criança para demonstrar o seu descontentamento com algo, e na adaptação isso não será diferente, é esperado que isso aconteça, e no papel de professoras/escola necessitamos ter a sensibilidade para entender esse choro e assim procurar estratégias para amenizar esse desconforto.
Mas qual a melhor maneira de fazer cessar o Choro?
O choro da criança, durante o processo de inserção, parece ser o fator que mais provoca ansiedade tanto nos pais quanto nos professores. Mas parece haver, também, uma crença de que o choro é inevitável e que a criança acabará se acostumando, vencida pelo esgotamento físico ou emocional, parando de chorar. Alguns acreditam que, se derem muita atenção e as pegarem no colo, as crianças se tornarão manhosas, deixando-as chorar. Essa experiência deve ser evitada. Deve ser dada uma atenção especial às crianças, nesses momentos de choro, pegando no colo ou sugerindo-lhes atividades interessantes. (RCNEIS, vol.1, 1998, p.81)
Para isso, um dos meios é criar vínculo com essa criança bem como tentar trazer algo para a escola que seja pessoal e o faça lembrar da sua família, para que dessa forma o mesmo possa sentir-se bem no ambiente escolar para fazer novas descobertas.
Quando trabalhamos com crianças, nosso olhar e nossa prática pedagógica deve ser voltada ao cuidar/educar com muito carinho como se aquele “filho” fosse nosso filho(a), pensando no desenvolvimento, emoções e sensações que serão capazes de absorver e devolver ao seu entorno.
Porém, não precisa e nem deve fazer isso sozinha. É fundamental que conte com o auxílio dos pais dos alunos.
De acordo com a pedagoga, é importante orientá-los a fazerem um preparo com os filhos antes do início das aulas.
O objetivo da adaptação é proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para que assim, os bebês possam se adaptar ao novo meio, permitindo-se fazer novas aprendizagens e descobertas que contribuam para o seu pleno desenvolvimento físico, emocional e social.
Orientações para a família:
Passe confiança à criança, deixando-a segura de que você vai voltar para buscá-la na escola. Assegura-a de que a ama e do quanto ela é importante para a família.
Participe do processo de adaptação do seu filho, sem pressa de que ele acabe logo. Respeite as orientações da escola e busque compreender a estratégia dos professores para que ajam em conjunto.
Explique mudanças de rotina à criança honestamente, mesmo ela sendo pequena – mas, é claro, com uma linguagem adequada para cada faixa etária. As crianças percebem quando os pais mentem e isso costuma afetar a confiança e respeito que têm por eles.
A adaptação escolar é um processo que exige respeito, paciência, acolhimento, carinho e muita atenção, e isso traz resultados emocionais positivos para o desenvolvimento escolar saudável.
Converse conosco e venha conhecer nosso espaço e nossa escola, você e sua família são nossos convidados.
Escola de Educação Infantil Affectio Mater: Rua Camberra, 456, Vila Formosa – SP (ver no mapa)
- Whatsapp Administrativo: (11) 9 7722 0387
- Whatsapp Pedagógico: (11) 9 4864 2279
- Telefone fixo da escola: (11) 2671 1771
Email: contato@escolaaffectiomater.com.br
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta das 06:30h às 19h00. Fim de semana fechado.